Solicite um orçamento agora!!! Solicite um orçamento agora!!!

NOTÍCIAS

Folga Interna dos Rolamentos

2021-02-23 12:25:19   Durão Produtos e Soluções Industriais  

A folga interna dos rolamentos é definida como sendo a distância total através da qual um dos anéis do rolamento pode ser movido em relação ao outro na direção radial (folga interna radial) ou na direção axial (folga interna axial).

É necessário distinguir entre a folga interna em um rolamento, antes da montagem e a folga interna em rolamento montado sob condições reais de operação. A folga antes da montagem normalmente é maior que a folga operacional porque os anéis se expandem ou se comprimem, devido aos ajustes interferente e por causa da dilatação térmica dos anéis do rolamento e componentes associados.

Como uma regra geral, a folga interna radial operacional deve ser um pouco maior que zero, embora uma leve pré-carga para rolamentos de esferas normalmente não tem efeito prejudicial. Pré-carga normalmente não é recomendada para rolamentos de reposição porque os assentos podem não estar mais nas condições ideais.

Utilize um calibrador de folga para medir a folga radial em rolamentos autocompensadores de rolos e rolamentos de rolos torodais CARB de médio e grande porte, antes, durante e depois da montagem.

Rolamentos que possuem folgas internas diferentes da normal, são identificados pelos sufixos C1 até C5


Sufixo ? Folga Interna

C1         Menor do que C2

C2         Menor do que Normal

C3         Maior do que Normal         

C4         Maior do que C3

C5         Maior do que C4


A folga interna de um rolamento é de considerável importância para uma operação satisfatória tanto para a aquisição correta do rolamento, quanto para determinar a sua vida útil no equipamento.

Consulte sempre uma equipe técnica certificada para auxiliá-los na montagem dos rolamentos e na identificação da folga interna do rolamento.

Falhas de Rolamentos e suas Causas

2021-01-21 15:47:55   Durão Produtos e Soluções Industriais  

Os rolamentos estão entre os componentes mais importantes dos mecanismos de alta tecnologia atuais. Quando os rolamentos falham, ocorrem paradas não programadas de máquina que podem custar muito caro. 

Selecionar o rolamento apropriado à aplicação é apenas o primeiro passo em direção ao desempenho confiável do equipamento. As condições operacionais da falha, como cargas, velocidades, temperatura, precisão de giro e os requisitos operacionais, são necessários para selecionar o tipo e tamanho apropriados de rolamentos de uma ampla variedade de produtos disponíveis. 

Você conhece as principais causas operacionais de falhas em rolamentos ? 

- Fadiga Superficial 

Dependendo da carga, temperatura e do número de ciclos de tensões ocorrerão mudanças estruturais no material e resultarão na formação de trincas abaixo da superfície. Essas trincas se propagarão para a superfície e ocorrerá descascamento provocando o aumento dos níveis de ruídos e vibração na máquina.

 - Lubrificação Ineficiente 

Quando a lubrificação é ineficiente, haverá dano causado por fadiga na superfície. Esse dano pode progredir rapidamente para falhas que são muitas vezes difíceis de diferenciar. A primeira indicação visível do problema geralmente é rugosidade fina ou ondulação na superfície. Depois disso surgem trincas e, em seguida, o descascamento. 

- Vibração 

A vibração, especialmente durante paradas, é outra causa de falhas ao rolamento, a falha por vibração pode ser causada por equipamentos auxiliares e reservas próximas, que estejam em operação. Dependendo da intensidade e frequência da vibração, da condição do lubrificante e da carga, ocorre uma combinação de corrosão e desgaste, formando depressões rasas na pista. 

- Vedação Ineficiente 

Quando contaminantes penetram na cavidade do rolamento, a vida útil do rolamento diminui. Quando contaminantes sólidos entram em um rolamento, o lubrificante pode perder sua eficiência e o desgaste pode começar. Portanto, é extremamente importante proteger os rolamentos com vedações externas. 

Identificar a causa raiz da falha do rolamento é o primeiro passo na obtenção de desempenho confiável do equipamento. Uma das tarefas mais difíceis é identificar o modo de falha principal (causa raiz) e identificar as condições secundárias resultantes do modo de falha principal. 

A análise de falhas de rolamentos fornece uma visão da operação do equipamento e do dano no rolamento. As evidências precisam ser coletadas e interpretadas corretamente para determinar a causa raiz do problema. Conhecimento, habilidade e experiência são necessárias para separar informações úteis de indícios falsos ou enganosos. Consulte sempre um profissional capacitado. 

Quer receber um informativo de análise de falhas em PDF? Clique no link e nos envie seu e-mail: http://durao.rds.land/analise-de-falhas-em-rolamentos 

Rolamentos para Eficiência Energética SKF - E2

2020-12-08 16:11:37   Durão Produtos e Soluções Industriais  

Rolamentos rígidos de esferas SKF Energy Efficient 

Reduza o consumo de energia com rolamentos para eficiência energética.

Quando se trata de rolamentos, menos atrito significa menos consumo de energia. Os rolamentos rígidos de esfera SKF E2 vedados e com placas de proteção reduzem as perdas por atritos dos rolamentos em 30 a 50% se comparado aos rolamentos SKF Explorer. Em comparação aos rolamentos de outros fabricantes, os rolamentos SKF E2 podem reduzir, ainda mais, as perdas por atrito. A instalação desses rolamentos em sua próxima rodada de reparos oferece uma valiosa oportunidade para economizar energia. 

Vida útil mais longa e custo total de propriedade mais baixo

Em aplicações típicas, a vida útil dos rolamentos rígidos de esferas vedados e com placas de proteção é determinada pela vida útil da graxa.

Devido ao seu projeto interno e à graxa especial de baixo atrito e vida útil longa, os rolamentos SKF E2 geram menos calor por atrito, funcionam em temperatura mais baixa e atingem mais de duas vezes a vida útil da graxa dos rolamentos SKF Explorer do mesmo tamanho.

Os rolamentos rígidos de esferas SKF E2 vedados são mais bem protegidos contra contaminação e podem, portanto, apresentar vida útil ainda mais longa em ambientes rigorosos. Isso significa que em aplicações onde os rolamentos convencionais falham e são substituídos, a vida útil mais longa dos rolamentos SKF E2 poderia cortar pela metade o número de rolamentos consumidos durante a vida da máquina ou até mesmo eliminar a necessidade de substituição.

 Graxa otimizada para vida útil prolongada

Os rolamentos rígidos de esferas SKF E2 são preenchidos com graxa SKF de baixo atrito, vida útil longa e de formulação especial. Em comparação aos rolamentos rígidos de esferas SKF Explorer, os rolamentos SKF E2  podem ultrapassar o dobro do tempo médio de falha. Por exemplo, devido à graxa de formulação especial e à temperatura operacional mais baixa, a vida útil da graxa de um rolamento E2.6312-2Z/C3 em condições operacionais típicas de motor elétrico, é aumentada em até 4,5 vezes.

RECURSOS:

- Atrito, pelo menos, 30% menor.

- Geometria interna otimizada.

- Graxa de baixo atrito e vida útil longa.

- Vedações ou proteções metálicas de baixo atrito.

- Gaiola de baixo atrito, otimizada para lubrificação aprimorada.

- Dimensionalmente intercambiável com rolamentos padrão. 

VANTAGENS:

- Custo total de propriedade menor.

- Consumo de energia reduzido.

- Vida útil do rolamento prolongada.

- Temperatura operacional mais baixa.

- Maior capacidade de velocidade. 

APLICAÇÕES TÍPICAS:

- Motores elétricos, bombas e ventiladores.

- Equipamentos para indústria têxtil.

- Esteiras leves para transporte de correspondências, bagagens e alimentos.

- Esteiras transportadoras a granel para mineração, portos e usinas de energia.  

 Veja no vídeo o desempenho do rolamento SKF E2: https://youtu.be/1IAdeTSx0Ds

Como a Durão tem enfrentado a crise do Coronavírus?

2020-04-28 12:20:39   Durão Produtos e Soluções Industriais  

Em um cenário de incertezas, dúvidas e preocupações, preservar a saúde das pessoas, buscar o equilíbrio emocional, econômico e social são fatores importantes para as empresas que se mostram solidárias na luta contra o Covid-19. 

Hoje lidamos com um inimigo invisível que já matou mais de 210 mil pessoas no mundo, até 28/04/2020, e constantemente tem sido uma ameaça para todos os países. 

No Brasil, já soma-se mais de 4.500 mortes e 66 mil casos confirmados. 

E o que a Durão tem feito? 

Muito antes dos governadores e prefeitos decretarem o fechamento do comércio, a Durão, acompanhando as determinações da Organização Mundial da Saúde e os riscos desse vírus letal, resolveu não fechar os olhos para um problema mundial e determinou que a saúde de seus colaboradores estavam em primeiro lugar.

Sendo assim, a empresa optou em cuidar das pessoas, minimizando sua exposição ao risco, através de diversas ações: 

- Contribuição financeira em projetos de parceiros que estão trabalhando na produção de máscaras e reforma de respiradores.
- Colaboradores de grupo de risco foram imediatamente alocados em home office. Para aqueles cuja a função não permite esta modalidade, foram liberados momentaneamente de suas atividades.
- Equipe comercial, técnica e administrativa estão trabalhando home office.
- Reuniões, viagens e visitas presenciais foram canceladas e estão restritas.
- Revezamento para áreas onde é essencial que haja a presença de colaboradores.
- Distribuição de álcool em gel e álcool líquido em borrifador, por toda a empresa.
- Distribuição de máscaras para todos os colaboradores que operam presencial.
- Distribuição de máscaras para clientes que estejam no interior da empresa e não possuam uma.
- Distribuição de luvas para colaboradores do estoque que operam com recebimento e expedição de caixas e produtos.
- Limpeza e higienização constante das áreas de comum contato entre clientes, colaboradores e parceiros.
- Faixa para delimitação de distanciamento em áreas como balcões, recepção, expedição.
- Distribuição de cartazes, folhetos e informativos com recomendações de segurança e higiene com intuito de conscientização das regras internas.
- Comunicação constante com os colaboradores para conscientização da importância em se prevenirem. 

Nossas prioridades para este período: Cuidar da saúde das pessoas, atender nossos clientes e manter a saúde econômica da empresa garantindo a empregabilidade e o compromisso social com o Brasil.

Com a união, colaboração e compromisso de todos estaremos mais fortes para enfrentarmos essa crise social e econômica, JUNTOS e sem grandes consequências negativas. 

Vamos vencer mais esse desafio!

Coronavírus - Covid-19 | Ações Preventivas

2020-03-27 17:25:38   Durão Produtos e Soluções Industriais  

A indústria não pode parar! 

Conscientes da responsabilidade social perante a vida de nossos colaboradores, parceiros e da nossa população optamos pelo compromisso na precaução em minimizarmos as infecções causadas pelo COVID-19. 

Os colaboradores que fazem parte do grupo de risco encontram-se operando em home office ou, para aqueles que essa modalidade não é possível, foram liberados de suas atividades momentaneamente. 

Os demais colaboradores, desde 23/03 estão, divididos entre home office e revezamento, seguro, em trabalho presencial. 

A Durão não irá parar! A INDÚSTRIA NÃO PODE PARAR! Estaremos atendendo à todos os nossos clientes e parceiros remotamente através de celular, e-mail, skype, whatsapp, etc. A presença de colaboradores na empresa será a mínima possível e somente em operações necessárias (chamadas fixa/estoque). 

A compreensão, união e responsabilidade de todos farão a diferença. 

O momento é grave e temos que utilizar todos os recursos que a tecnologia nos possibilita para, nesse momento, agirmos afim de evitarmos que esse mal progrida, sem deixarmos de prosseguir em nosso propósito de atender com presteza nossos parceiros. 

 Estamos confiantes que esse cenário será breve e em semanas estaremos operando dentro das normalidades. 

Enquanto isso, reforçamos as recomendações do Ministério da Saúde, na prevenção do Covid-19: 

- Se estiver doente evite contato físico com outras pessoas, principalmente idosos e doentes crônicos, e fique em casa até melhorar. 

- Ao tossir ou espirrar, cubra nariz e boca com lenço ou com o braço, e não com as mãos. 

- Lave com frequência as mãos até a altura dos punhos, com água e sabão, ou então higienize com álcool em gel 70%. 

- Durma bem e tenha uma alimentação saudável. 

- Evite tocar olhos, nariz e boca com as mãos não lavadas. Ao tocar lave sempre as mãos. 

- Mantenha uma distância mínima de cerca de 2 metros de qualquer pessoa tossindo ou espirrando. 

- Evite abraços, beijos e apertos de mãos. Adote um comportamento amigável sem contato físico, mas sempre com um sorriso no rosto. 

Mestres do Varejo, o programa de fidelidade SKF, para revendas.

2020-01-31 14:27:58   Durão Produtos e Soluções Industriais  

A SKF lança no mercado o programa de fidelidade Mestres do Varejo que têm como missão fidelizar as revendas através de um programa simples que ofereça benefícios reais aos clientes, parceiros e suas respectivas equipe de vendas, fortalecendo o relacionamento com os revendedores, conquistando a sua preferência e atraindo novos clientes pelas vantagens que o programa oferece. 

A Durão, é o seu parceiro favorito neste programa . Apoiamos o projeto e estamos preparados para dobrar os seus pontos e expandir o seu negócio.

Ao se cadastrar escolha a Durão como fornecedor e tenha suas compras em produtos SKF pontuados em dobro.

Para participar é fácil: 

  • Você precisa ser um revendedor de peças industriais e automotivas, proprietário ou gerente.
  • Entrar no site: https://www.mestresdovarejo.com/.
  • Fazer o seu cadastro de revendedor das marcas SKF ao mercado.
  • Escolher a Durão como o seu Distribuidor Autorizado SKF favorito.
  • Você ganhará pontos em dobro nas compras de produtos SKF realizadas com a Durão.
  • Troque seus pontos por diversos benefícios. 

Não fique de fora do Mestres do Varejo, tenha mais esta vantagem comprando da Durão. 

Dúvidas e informações:
lais@durao.com.br

Armazenagem de rolamentos, sem segredos.

2019-09-12 15:14:30   Durão Produtos e Soluções Industriais  

Você sabia que as condições de armazenagem podem afetar o desempenho do rolamento? 

Por isto vamos dar alguns detalhes técnicos, indicados pela SKF, para a armazenagem correta dos seus rolamentos. 

Área de Armazenagem: 

As áreas devem estar limpas, secas, isentas de vibrações, as prateleiras devem estar afastadas das janelas e a umidade relativa do ar deve estar no máximo em 60% ou abaixo de 50%.

Embalagens: 

Mantenha os rolamentos, em suas embalagens originais e fechadas até o momento da montagem, para evitar a entrada de contaminantes e umidade, e também corrosão dos componentes do rolamento. Caso a embalagem seja aberta, o rolamento deve ser protegido com filme de polietileno limpo. 

Empilhamento: 

O empilhamento das caixas dependem da resistência das mesmas. Não exagere na altura do empilhamento para evitar quedas e danos: 

- Caixas de papelão: altura máxima 60 cm (para rolamentos até 2,5 kg)
- Caixas individuais: altura máxima 50 cm
- Caixas de madeiras: (até 1.000 kg - até 3 caixas) - (acima de 1.000 kg - até 2 caixas) 

Posição: 

- Rolamentos abertos, com uma placa de proteção ou vedação, devem ser armazenados na posição horizontal.

- Rolamentos com duas placas de proteção ou vedação devem ser armazenados na posição vertical. 

Rotatividade: 

Aplique a metodologia FIFO (First-In, First-Out), ou seja, os primeiros rolamentos a entrar no estoque devem ser os primeiros a sair.

Para rolamentos com duas placas de proteção ou vedação, o prazo máximo de armazenagem é de 3 anos. Esse período máximo de armazenagem para rolamentos SKF vedado é definido pelo lubrificante aplicado no mesmo. O lubrificante se deteriora com o tempo como resultado de envelhecimento, condensação e separação do óleo base do espessante. 

Período máximo de estocagem:

Os períodos podem variar de acordo com a umidade relativa do ar e temperaturas ambientes da região. Veja a tabela em função das variações: 

Unidade relativa

Temperatura

Período de Estocagem

60%

20 a 25 ºC

10 anos

75%

20 a 25 ºC

5 anos

75%

35 a 40 ºC

3 anos


Revisões periódicas:
 

É indicado que pelo menos uma vez ao ano, realizem uma verificação por amostragem de item com mais de 5 anos em estoque ara avaliação das condições do protetivo inibidor de corrosão. 

Para unidades de rolamentos (rolamentos da linha Y), caixas de mancais SE e SNL e acessórios devem ser armazenados de maneira similar ao rolamento. 

Vale reforçar que todo cuidado é pouco na hora de manusear as caixas com rolamentos, eles não podem sofrer quedas e qualquer avaria pode influenciar na sua vida útil.

Para receber um informativo com a ficha técnica de armazenagem de rolamentos e outros produtos, envie um e-mail para sac@durao.com.br.

Durão renova Certificação CMP com a SKF, após auditoria.

2019-08-16 10:11:01   Durão Produtos e Soluções Industriais  

Na última semana a Durão passou por auditoria de certificação da SKF para manter a sua parceria como Distribuidor Autorizado CMP. 

O programa de Parceiro de Manutenção Certificado SKF (CMP), está disponível para Distribuidores Autorizados SKF, pelo qual os distribuidores são certificados e recebem ferramentas e know-how para oferecerem serviços de manutenção preditiva à seus clientes. Hoje, a certificação CMP é reconhecida para os parceiros de alto nível da rede de distribuição SKF. 

O Parceiro de Manutenção SKF é treinado para oferecer serviços especializados, incluindo o uso da confiabilidade de hardware e software dos equipamentos mais avançados com o apoio dos recursos globais da SKF e fazendo uso das mais recentes tecnologias, a Durão como Distribuidor Autorizado CMP (Certified Maintenance Partner) SKF, pode ajudá-lo a encontrar tecnologias e produtos que permitam: 

- Eliminar falhas mecânicas catastróficas;
- Reduzir os custos de manutenção;
- Aumentar a produtividade da planta;
- Reduzir os custos operacionais gerais. 

Somos avaliados semestralmente pela SKF, que busca de um Parceiro de Manutenção Certificado: 

- Distribuir 100% a linha de Produtos SKF;
- Ter equipe técnica 100% certificada pela SKF apta a desenvolver melhorias nos clientes e dar todo o suporte técnico necessário ao usuário final;
- Conhecimento técnico e comercial com agendas de treinamentos anuais;
- Conhecimento técnico e prático das ferramentas SKF;
- Desenvolvimento nos programas de Digitalização e Ferramentas Tecnológicas SKF (Software e Rep Center);
- Desenvolvimento de toda a linha de produtos e serviços SKF;
- Estar alinhado junto à SKF em processos, contratos, plano de negócio e marketing.

Neste ano, elevamos mais ainda, o nosso nível de maturidade como Distribuidor Autorizado CMP, acreditamos totalmente neste modelo de negócio e levamos ao mercado toda a estratégia exigida pela SKF.

Nosso principal foco neste trabalho é gerar conhecimento, confiabilidade, qualidade e lucro aos nossos clientes. Somente um Distribuidor Autorizado CMP da SKF pode oferecer o pacote completo (Produto + Serviços + Tecnologia) ao mercado. 

A SKF certificou, mais uma vez, que a Durão é o seu Parceiro de Manutenção ideal.

Vendedores da Durão viajam à Suécia, matriz da SKF, para prestigiarem a Gothia Cup 2019

2019-07-31 09:10:00   Durão Produtos e Soluções Industriais  

A campanha Seleção SKF 2019, que tem por objetivo premiar os melhores vendedores da rede de distribuição autorizada no primeiro semestre do ano, contou com a presença dos nossos colaboradores Monique Losilla e José Antonio da Silva. Durante o período da campanha a vendedora Monique teve o maior crescimento em vendas e garantiu o primeiro lugar dentro os outros participantes, da Durão. O prêmio foi uma viagem à Gotemburgo na Suécia, onde prestigiaram o campeonato Gothia Cup. 

De acordo com a SKF: "Todos os anos, cerca de 40 mil jovens se reúnem na Gothia Cup, em Gotemburgo para jogar futebol e também dançar, nos campos de futebol, nas ruas e à noite. A SKF é a principal patrocinadora da Gothia Cup e também organiza o pré-torneio Meet the World, para dar ainda mais oportunidades para que jovens jogadores de futebol viajem à Suécia - incluindo equipes que não teriam condições de viajar de outra forma. Acreditamos que permitir que os jovens se encontrem além das fronteiras, tanto geográficas quanto culturais, é uma maneira de criar tolerância e entendimento, além de jogar futebol, é claro. Acrescentando-se o elemento extra de diversão e dança ao espírito de equipe torna o evento ainda mais atraente e especial. Todos os anos, cerca de 20 times de vários países se qualificam e viajam à Gothia Cup. Ao longo dos anos, mais de 3.500 jovens jogadores mostraram a si mesmos, e a nós, o quão longe o trabalho em equipe pode levá-los. Este ano, a Gothia Cup acontece de 14 a 20 de julho, tendo o futebol como denominador comum, mas com toda a força do espírito de equipe, encontro de culturas além das fronteiras e muita diversão coletiva como resultado real." (Fonte: Linkedin SKF Group) 

Durante a semana de 12 a 19 de julho, nossos vendedores estiveram em Gotemburgo e participaram de momentos inesquecíveis, como a cerimônia de abertura no estádio Ullevi, jogos, shows, jantares, passeios turísticos além de avistarem o primeiro prédio da SKF e conhecerem a atual estrutura, na matriz da companhia. Nosso diretor Wagner Pizzo que estava em visita à SKF da França, conhecendo a maior planta produtora de Rolamentos Rígidos de Esferas (DGBB), juntou-se ao grupo em Gotemburgo e também participou de todo o roteiro com os nossos colaboradores. Para encerrar a semana os vendedores da distribuição industrial e automotiva de toda a América Latina estiveram em um workshop, onde foram apresentados temas como Economia Circular, Digitalização, Indústria 4.0, Marketing, SKF Car Center, Antifalsificação e Gestão de Estoque. A SKF usa este espaço para aproximar ainda mais a sua estratégia de negócio aos distribuidores. 

A Durão acredita que ações como esta além de motivarem a equipe, contribuem para o desenvolvimento profissional e pessoal de cada colaborador que vive essa experiência. Sem dúvida a Campanha Seleção SKF é enriquecedora e por isso estamos motivados para 2020.

Wagner Pizzo, Presidente da Durão, visita a SKF na França e Suécia

2019-07-25 16:14:16   Durão Produtos e Soluções Industriais  

Em 09 de julho, nosso presidente Wagner Pizzo e mais 20 líderes da distribuição automotiva e industrial, viajaram com a SKF até a França e tiveram a oportunidade de conhecer a maior planta produtora de Rolamentos Rígidos de Esferas (DGBB). Durante a visita conheceram a área de distribuição e puderam ver de perto iniciativas da indústria 4.0. 

Na semana seguinte, o grupo foi para Gotemburgo vivenciar a Gothia Cup, maior torneio de futebol juvenil do mundo, que tem a SKF como principal patrocinadora. Lá, o Wagner encontrou os nossos vendedores, vencedores da Campanha Seleção SKF e vivenciou experiências incríveis ao lado deles. 

Em visita à matriz da SKF, Wagner esteve com o CEO Mundial da companhia, Alrik Danielson. Na sala da presidência, além de conversarem sobre negócios, Alrik mostrou uma escultura, doada pela Durão. Já na sala do conselho Alrik fez questão de mostrar onde está exposta uma raridade doada pela Durão à SKF. Trata-se de uma peça rara, um rolamento da época da 2ª Guerra Mundial, embalado em uma lata lacrada, como uma lata de patê, submerso em óleo protetivo. A embalagem visava proteger o conteúdo em caso de naufrágio do navio que o transportava, possibilitando a utilização do rolamento após seu resgate. A história desse rolamento é tão interessante que falaremos mais dela, em um conteúdo exclusivo aqui no nosso blog. 

De acordo com o nosso presidente, Wagner Pizzo: "Fiquei bem impressionado com o que ouvi do Alrik e pude perceber a mudança no direcionamento dos objetivos da SKF, que continuará a incentivar o desenvolvimento tecnológico em seus produtos, objetivando sempre aumentar sua capacidade de carga, rotação e durabilidade. Observei também muita disposição em disponibilizarem produtos adequados às aplicações."

Durão e SKF doam R$ 36.210,60 ao Instituto Oswaldo Ribeiro de Mendonça

2019-07-11 09:18:46   Durão Produtos e Soluções Industriais  

No mês de julho o nosso presidente Wagner Pizzo esteve presente na Feijoada do Bem 2019, evento comandado pelo Instituto Oswaldo Ribeiro de Mendonça - IORM. 

A Feijoada foi um show. O palco recebeu Os Bebel, a melhor roda de samba da região, formada há mais de 25 anos, por um grupo de amigos de Orlândia que teve a incrível ideia de se reunir para tocar samba e pagode. Com as mãos pro alto, todo mundo cantou junto com a dupla ?mais romântica do Brasil?, os pioneiros do sertanejo romântico Matogrosso e Mathias, que desfilou seus sucessos em um show de tirar o fôlego. 

Em um momento muito especial do evento, o presidente da Durão entregou para a fundadora do IORM, Josimara Ribeiro de Mendonça, a premiação da doação promovida pela SKF do Brasil através da campanha #TamoJunto. 

A campanha #TamoJunto 2018 da SKF tinha como um dos objetivos premiar uma instituição de projetos sociais e culturais, indicada pela Durão, para a doação de um valor de R$ 0,30 por produto SKF vendido. Durante o período da campanha a Durão vendeu 120.700 peças e reconhecendo a seriedade do trabalho do Instituto Oswaldo Ribeiro de Mendonça apresentou a instituição para a SKF direcionar o prêmio de R$ 36.210,60. 

Ressaltamos a importância de nossos colaboradores e clientes nesta campanha, através dela a SKF e a Durão puderam contribuir para o desenvolvimento de criança, adolescentes e jovens e suas famílias em quatro cidades da região: Orlândia, Guaíra, Ipuã e Miguelópolis. O Instituto contabiliza mais de 9 mil pessoas assistidas em seus projetos nas áreas de esportes, cultura, assistência social e qualificação para geração de renda, que são oferecidos gratuitamente. 

A Durão apoia projetos sociais e está sempre envolvida em ações para transformar o mundo em um lugar melhor para todos.