Plantão 24 horas

Rolamentos de esferas de contato angular

Os rolamentos de esferas de contato angular possuem pistas nos anéis interno e externo que são deslocadas uma em relação à outra na direção do eixo do rolamento. Isto significa que eles são adequados para suportar cargas combinadas, ou seja, cargas axiais e radiais atuando simultaneamente.

A capacidade de carga axial de rolamentos de esferas de contato angular torna-se maior à medida que se aumenta o ângulo de contato. O ângulo de contato é definido como o ângulo entre a linha que une os pontos de contato da esfera e as pistas no plano radial, ao longo do qual a carga é transmitida de uma pista para outra, e uma linha perpendicular ao eixo do rolamento. (Fig.1)

Os rolamentos de esferas de contato angular SKF são fabricados em uma grande variedade de modelos e tamanhos. Os modelos usados com maior frequência são:

  • Rolamentos de uma carreira de esferas de contato angular (Fig. 2)
  • Rolamentos de duas carreiras de esferas de contato angular (Fig. 3)
  • Rolamentos de esferas de quatro pontos de contato (Fig. 4)

 

Fig.1

Fig.2

Fig.3

Fig.4

 

Rolamentos de uma carreira de esferas de contato angular

Os rolamentos de uma carreira de esferas de contato angular SKF (Fig. 5) só podem suportar cargas axiais em uma direção. Geralmente, um rolamento de uma carreira é ajustado em relação a outro rolamento.

Os rolamentos não podem ser separados e os anéis do rolamento apresentam um ressalto baixo e um alto. O ressalto baixo permite acrescentar um grande número de esferas ao rolamento, tornando a capacidade de carga do rolamento relativamente alta.

Fig.5

A linha padrão de rolamentos de uma carreira de esferas de contato angular SKF compreende rolamentos das séries 72 B(E) e 73 B(E). Alguns tamanhos da série 70 B também estão disponíveis. Os rolamentos vedados estão disponíveis com diâmetros de furo entre 15 e 55 mm na série 72 B(E) e entre 12 e 50 mm na série 73 B(E). Os rolamentos SKF em polegadas nas séries ALS e AMS são usados principalmente no mercado de peças de reposição, e, portanto, a SKF recomenda não usar esses rolamentos em novos projetos de arranjos de rolamentos. Alguns rolamentos grandes são disponibilizados com um anel externo flangeado. Além disso, os rolamentos de uma carreira de esferas de contato angular SKF estão disponíveis em vários outros projetos, tamanhos e séries de dimensões. Alguns rolamentos de uma carreira de esferas de contato angular SKF podem ser fornecidos com uma ranhura de fixação no anel externo (sufixo de designação N1).

Rolamentos de duas carreiras de esferas de contato angular

Os rolamentos de duas carreiras de esferas de contato angular SKF (Fig. 6) correspondem em projeto a dois rolamentos de uma carreira de esferas de contato angular com arranjo em O, mas ocupam menos espaço axial. Podem suportar cargas radiais e axiais em ambas as direções. Possibilitam arranjos rígidos e podem suportar momentos de inclinação.

A linha padrão de rolamentos de duas carreiras de esferas de contato angular SKF compreende rolamentos das séries 32 A, 33 A e 33 D.

Fig.6

Os rolamentos das séries 52 e 53 não são mais disponibilizados pela SKF e foram substituídos pelos rolamentos das séries 32 e 33. Com exceção do tamanho 3200, os rolamentos das séries 32 e 33 são dimensionalmente intercambiáveis com os rolamentos das séries 52 e 53. A largura do tamanho 3200 é de 14 mm, em vez de 14,3 mm.